Pacientes se acumulam no PAI do Parque Gramado, em Americana

Cerca de 200 pessoas se aglomeraram na manhã desta segunda-feira, dia 16, no PAI (Posto de Atendimento Imediato) do bairro Parque Gramado, em Americana.

Os pacientes começaram a chegar desde a madrugada e buscavam agendamento de consultas médicas com clínico geral, mas enfrentaram dificuldades diante da falta de horários na unidade.

As pessoas, que em maioria eram idosas, reclamaram de agendamentos para cerca de 60 dias, sendo que, em alguns casos, o horário disponível foi apenas para o mês de agosto.

“Eu vim no mês passado para agendar e me pediram para voltar hoje, mas só consegui (agendamento) para o mês de agosto”, disse a aposentada Luzia do Carmo dos Santos, que afirmou ter chegado ao posto de saúde por volta das 4 horas.





Para o também aposentado Omar Pigatto, de 53 anos, a situação do atendimento na unidade é preocupante. “Eu sou epilético, preciso passar pelo médico a cada três meses. Foi marcado para novembro (consulta). Isso aí precisava dar uma melhorada, eu acho que está faltando duas letras, o ‘A’ e o ‘M’, Programa de Atendimento Imediato Após a Morte”, criticou.

Dos presentes na unidade, muitos alegaram que precisavam da consulta com clínico geral apenas para conseguirem receitas de medicamentos utilizados em tratamentos em andamento e que estão acabando, ou, em alguns casos, as consultas serviriam para encaminhamento para médicos especialistas.

Em determinado momento, em função da grande quantidade de pessoas, os responsáveis pela unidade pediram que os paciente se dirigissem à parte de trás do local, a fim de evitar congestionamento na entrada do posto de saúde.

Fonte: Jornal O Liberal





Deixe seu comentário