O consumidor poderá aproveitar a segunda-feira, feriado estadual por conta da Revolução Constitucionalista de 1932, para fazer compras.
De acordo com o Sincovam (Sindicato dos Lojistas e do Comércio Varejista de Americana, Nova Odessa e Santa Bárbara d’Oeste), os estabelecimentos de rua dessas cidades estão autorizados a abrir no feriado, das 9h às 18h.
De acordo com o calendário anual de abertura do comércio, definido pelas associações comerciais, somente em Americana o funcionamento será normal (das 9h às 18h) neste feriado. Em Santa Bárbara d’Oeste e Nova Odessa, o funcionamento é opcional às lojas.
O feriado também altera o funcionamento dos serviços públicos nas cidades da RPT (Região do Polo Têxtil). A maior parte encerra o expediente hoje e só volta a funcionar na próxima terça. Somente serviços de emergência, nas áreas de segurança e saúde, atenderão a população.
Em todas as cidades, os serviços considerados essenciais, como prontos-socorros e guardas municipais, funcionarão normalmente ou em regime de plantão durante o feriado. Cemitérios estarão abertos e o serviço de velório também estará funcionando. A coleta de lixo será realizada, mas em escala reduzida.
Em Americana, o Jardim Botânico e o Parque Ecológico ficarão abertos todos os dias do feriadão, enquanto a Biblioteca Municipal fechará. A Prefeitura de Americana fecha para hoje e só retoma as atividades na próxima terça-feira.
A mesma situação se repete nas demais cidades. Os bancos também não funcionam na segunda, de acordo com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos). Ainda de acordo com a entidade, o atendimento bancário será retomado no dia seguinte, em experiente regular.
Rodovias
Mais de 660 mil veículos devem circular pelas rodovias Anhangüera e Bandeirantes entre hoje e segunda, de acordo com a concessionária Autoban.
Fonte: Jornal O Liberal