A Secretaria de Cultura e Turismo de Americana e o MAC, Museu de Arte Contemporânea, abrem a exposição “Lembranças”, do artista campineiro Francisco Biojone, nesta sexta-feira, (8/7), às 20h, no Centro de Cultura e Lazer. São pinturas sobre tela onde o tema central é a natureza. A entrada é franca.
A exposição de Biojone tem o intuito de, através da contemplação das paisagens apresentadas, remeter-nos a locais passados, imaginários ou reais, onde lembranças afetivas voltam a nos tocar e se tornam presentes novamente. O artista nasceu em 1934, em Campinas, onde reside. Começa a pintar em 1950. Integra o Grupo Vanguarda de Campinas, responsável pela renovação das artes na cidade.
Em 1958 passa a integrar o movimento do Grupo Vanguarda, o jovem artista, sem saber, tornava-se história. Do Grupo Vanguarda poucos, ou nenhum dos participantes, teve uma carreira tão variada e recheada de importantes participações. Hoje os temas são paisagens, são largas superfícies que se expandem com delicadeza, interrompidas por um delicado grafismo. Surge assim um jogo abstrato de formas, de ponto e contra ponto. As paisagens de Francisco Biojone podem ser sentidas também como pintura concreta, enquanto são paisagens, que através do grafismo, perdem a conotação da realidade.
Tem obras nos acervos do Museu de Arte Moderna de São Paulo; Museu de Arte de Belo Horizonte; Museu de Arte Contemporânea de Campinas; Pinacoteca do Estado de São Paulo e em coleções particulares no Brasil e exterior.
Artista consagrado internacionalmente e integrante do grupo Vanguarda de Campinas, Biojone possui obras presentes no mais conceituados museus brasileiros e coleções particulares, prêmios nacionais e internacionais e uma vasta biografia escrita por renomados críticos de artes. Aos 76 de idade e ainda ativo em sua carreira artística, dotado de domínio técnico e plástico surpreendente, Biojone tem muito a transmitir às gerações novas de artistas e aos admiradores da arte.
Em sua trajetória internacional, participou de exposições em importantes centros culturais como: Grand Paiais em Paris – França, no Museu de Fine Arts de Taipei – Taiwan, Espaço Cultural Delta, Porto – Portugal, Museo Nacional de la Acuarela, Ciudad de México – México, Banco Interamericano de Desenvolvimento, Washington – USA, Accademia Internazionale d’Arte Moderna, Roma – Itália, e em outros centros em Portugal e nos Estados Unidos.
Serviço:
MAC – Rua das Palmeiras, nº 8, CCL, telefone: 3408-8034
Abertura: 08 de julho de 2011, às 20 horas
Exposição: de 9 de julho a 13 de agosto de 2011.
De segunda a sexta, das 9h às 17h e aos sábados das 10h às 16h
Fonte: Prefeitura de Americana