Limeira recebeu cerca de 40 pessoas da imprensa regional dentro do III Famtour (tour de familiarização), organizado por meio do CT (Circuito Turístico de Ciência e Tecnologia) pela Secretaria de Turismo e Eventos. A visita ocorreu anteontem.
O Famtour partiu pela manhã do município de Hortolândia, onde os convidados visitaram uma fábrica de pães de queijo – já que a cidade concentra o maior número de fábricas da iguaria do Brasil – e a IBM (International Business Machine), empresa multinacional de alta tecnologia instalada em Hortolândia desde 1971.
De Hortolândia a Limeira, a coordenadora de Turismo da Secretaria de Turismo e Eventos, Marcela Ortolan, contou ao grupo como Limeira passou da cidade da laranja para a capital da joia folheada.
O primeiro ponto de visita em Limeira foi o Museu da Joia, fundado em 2009 para ser a vitrina da história da joia folheada em Limeira, com um acervo de máquinas antigas, documentos, fotos e livros, além de peças exclusivas produzidas por designers e indústrias pioneiras do município.
Na parte da tarde, os visitantes partiram para a Fazenda Quilombo, fundada em 1870, com terreiros, lavadores, tulha e casa sede. Lá, o grupo foi recebido pelos proprietários do local, Francisco de Araújo Ribeiro e Maria José Ribeiro, que os esperavam com um almoço.
A parada seguinte foi a galeria de joias da avenida Costa e Silva. Depois, o Famtour partiu para Sumaré, ponto final do roteiro, onde foi possível conhecer a estrutura e organização de um assentamento, além de experimentar um pouco das iguarias produzidas à base de mandioca e conhecer o artesanato feito na fibra da bananeira.
“A integração e interatividade do Famtour são fundamentais e proporcionam maior conhecimento da região”, disse Silvestre Dilio, de Piracicaba.
Ainda fazem parte do CT as cidades de Americana, Campinas, Hortolândia, Sumaré, Santa Bárbara d’Oeste, Jaguariúna e Nova Odessa.
Fonte: Jornal de Limeira