Americana realiza tour para imprensa regional

Limeira recebeu cerca de 40 pessoas da imprensa regional dentro do III Famtour (tour de familiarização), organizado por meio do CT (Circuito Turístico de Ciência e Tecnologia) pela Secretaria de Turismo e Eventos. A visita ocorreu anteontem.

O Famtour partiu pela manhã do município de Hortolândia, onde os convidados visitaram uma fábrica de pães de queijo – já que a cidade concentra o maior número de fábricas da iguaria do Brasil – e a IBM (International Business Machine), empresa multinacional de alta tecnologia instalada em Hortolândia desde 1971.

De Hortolândia a Limeira, a coordenadora de Turismo da Secretaria de Turismo e Eventos, Marcela Ortolan, contou ao grupo como Limeira passou da cidade da laranja para a capital da joia folheada.

O primeiro ponto de visita em Limeira foi o Museu da Joia, fundado em 2009 para ser a vitrina da história da joia folheada em Limeira, com um acervo de máquinas antigas, documentos, fotos e livros, além de peças exclusivas produzidas por designers e indústrias pioneiras do município.





Na parte da tarde, os visitantes partiram para a Fazenda Quilombo, fundada em 1870, com terreiros, lavadores, tulha e casa sede. Lá, o grupo foi recebido pelos proprietários do local, Francisco de Araújo Ribeiro e Maria José Ribeiro, que os esperavam com um almoço.

A parada seguinte foi a galeria de joias da avenida Costa e Silva. Depois, o Famtour partiu para Sumaré, ponto final do roteiro, onde foi possível conhecer a estrutura e organização de um assentamento, além de experimentar um pouco das iguarias produzidas à base de mandioca e conhecer o artesanato feito na fibra da bananeira.

“A integração e interatividade do Famtour são fundamentais e proporcionam maior conhecimento da região”, disse Silvestre Dilio, de Piracicaba.

Ainda fazem parte do CT as cidades de Americana, Campinas, Hortolândia, Sumaré, Santa Bárbara d’Oeste, Jaguariúna e Nova Odessa.

Fonte: Jornal de Limeira





Deixe seu comentário