O prefeito da cidade Americana anunciou na manhã desta quinta-feira (25/8), no auditório Villa Americana, que o município abrigará o 1º Centro Olímpico de Excelência do Esporte nas modalidades de ciclismo e bicicross do país. O lançamento contou com a participação do secretário de Esportes, Mário Antonucci, o presidente da Federação Paulista de Ciclismo, José George Breve, o Passarinho, o gestor do projeto, Marcos Mazzaron, o vereador Valdecir Duzzi, entre outras autoridades municipais.
O projeto do Governo do Estado de São Paulo, através da Secretária de Esporte, Lazer e Juventude, em parceria com Federação Paulista de Ciclismo e a Prefeitura Municipal de Americana, receberá um investimento de R$ 1,6 mi. “Graças a Deus Americana tem recebido investimentos do Governo Estadual e Federal em todas as áreas. A gente fica feliz em fazer parte desse grande investimento. Nossas equipes e escolinhas esportivas estão fazendo ótimos trabalhos e a gente vai continuar batalhando para transformar Americana em um exemplo em vários segmentos”, disse Diego.
O Centro Olímpico é um projeto inovador, tendo a finalidade inicial de selecionar os melhores 120 atletas de ambos os sexos (100 do ciclismo e 20 do bicicross) do Brasil, com idade entre 15 e 18 anos, e proporcionar para os mesmos, facilidades no desenvolvimento da modalidade. Os 20 melhores ciclistas (15 meninos e 5 meninas) ficarão em um alojamento no município, com acompanhamento profissional.
“Americana é um celeiro de atletas do esporte brasileiro. Esse projeto é pioneiro no Brasil e daqui sairão vários atletas para representarem o país em grandes eventos mundiais”, disse o presidente da Federação Paulista de Ciclismo.
O projeto, que visa formar atletas para os Jogos Olímpicos que serão realizados no Rio de Janeiro em 2016, contempla aos ciclistas e pilotos, equipamentos de competição, locomoção para competições, além de um acompanhamento profissional de técnicos, preparadores físicos, nutricionistas e mecânicos. Os que ficarem alojados, além desses benefícios, ainda terão acompanhamento escolar e médico.
Mazzaron elogiou o trabalho realizado junto ao esporte em Americana e falou da importância do prefeito Diego De Nadai para a vinda desse Centro Olímpico. “Americana tem tradição no esporte, principalmente com parcerias junto à Federação Paulista de Ciclismo, onde já realizamos dois campeonatos Pan-Americanos. Escolhemos a cidade por ter uma ótima infraestrutura, e principalmente pela ligação que o prefeito Diego De Nadai tem com o Governo Estadual, isso foi um fator importantíssimo para a vinda desse projeto ambicioso que visa à preparação de atletas para as Olimpíadas do Rio 2016”, declarou.
O prefeito Diego De Nadai agradeceu apo governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, por mais esse investimento. “O governador sabe que Americana está de portas abertas para os atletas, eles são o futuro não só do estado, como também do nosso país. Esse projeto será um incentivo para as crianças da nossa cidade”, completou.
O plano de trabalho exige que competições específicas sejam realizadas mensalmente para avaliar a capacidade física e técnica de cada ciclista. Praticamente todo mês, haverá competições na cidade, fazendo com que os melhores ciclistas do país estejam competindo. Além de atletas, outro objetivo é a formação de cidadãos. O projeto inicial tem duração de 10 meses, podendo ser renovado por mais dois anos, para atletas com idade entre 18 e 21 e renovado por mais dois anos, chegando às Olimpíadas Rio 2016, com os atletas aqui formados.
“Esse é um projeto de muita importância para nosso município e mostra a importância de nossa cidade no cenário esportivo brasileiro. Todas as equipes do país terão interesse em ter seus atletas treinando em Americana, pois será uma estrutura modelo em formação de futuros campeões”, comentou o secretário de Esportes, Mário Antonucci.
Fonte: Prefeitura de Americana