Os acidentes no perímetro urbano na cidade de Americana somaram nove mil ocorrências no ano passado, incluindo as colisões sem vítimas e com feridos leves que não são atendidas pelo Corpo de Bombeiros. Foram ao todo 21 mortes no trânsito. Os dados são da Secretaria de Transportes, que colheu estatísticas junto a Polícia Militar, Polícia Civil e Bombeiros.
O secretário de Transportes e Sistema Viário, Jesuel de Freitas, explicou que os dados se referem aos acidentes no perímetro urbano e avaliou como número bastante alto. “As mortes (21) ocorreram tanto envolvendo motos como carros, proporcionalmente. Infelizmente, acontece até capotamento em ruas normais e devidamente sinalizadas. Isso acontece por imprudência, imperícia e excesso de velocidade”, disse.
Ele acrescentou que os acidentes não envolvem apenas jovens, mas também pessoas com mais de 30 anos porque existe um excesso de confiança do motorista, que acaba agindo sem precauções necessárias. Freitas disse que está sendo realizada uma campanha educativa para conscientizar estudantes nas escolas, na faixa de 5 a 10 anos, que se tornarão agentes multiplicadores. Freitas acrescentou ainda que os radares e semáforos com indicação de avanço de sinal servem para coibir os acidentes.
Fonte: O Liberal