No início da segunda etapa da campanha de vacinação contra a poliomielite, realizada neste sábado (13) em todo o território nacional, o município de Encontra Americana teve imunizadas 6.333 das 12.276 crianças menores de cinco anos registradas pela Secretaria de Saúde. O balanço foi divulgado por volta das 15h, pela assessoria de imprensa e representa 51,59% do público alvo.
Já em Nova Odessa, até às 11 horas, 839 doses foram aplicadas no município, ou seja, 26,45% das crianças dentro deste perfil receberam a vacina. Nas cidades de Sumaré, Hortolândia e Santa Bárbara d’Oeste, as assessorias de imprensa informaram que o levantamento sobre o trabalho realizado será divulgado apenas segunda-feira (15).
O Estado de São Paulo vacinou, das 8h às 11h deste sábado (12), 426,4 mil crianças contra a paralisia infantil. É o que aponta levantamento da Secretaria de Estado da Saúde com base nos dados informados pelas salas de vacinação em todo o Estado.
O número é melhor do que o registrado no balanço parcial da segunda fase da campanha de 2010, quando 277,6 mil crianças haviam sido imunizadas nas três horas iniciais de funcionamento dos postos de saúde.
A coordenadora pedagógica Alessandra Rodrigues Ferri, aproveitou o dia ensolarado para levar o sobrinho e afilhado João Gabriel, 4, para tomar a dose. O garoto não reclamou, apenas achou o gosto um pouco “azedo”. “Ele chora um pouquinho quando é injeção, mas hoje ele até ajudou uma menininha que estava nervosa”, contou Alessandra.
Sempre de olho no calendário nacional de vacinação, a recepcionista Sasha Wigginton, 22, levou seu filho Marcel Felipe, de um ano e 10 meses para mais uma dose. “Acho muito importante a vacinação e não perco uma”, destacou.
Além da dose contra a paralisia infantil, crianças com idade entre 1 e 7 anos também serão imunizadas contra o sarampo. Esta segunda campanha será realizada até 16 de setembro.
Fonte: Jornal o Liberal