O antigo prédio da Cadeia Pública de Americana foi colocado à venda pela empresa Teto Engenharia. O imóvel foi adquirido por meio de um leilão organizado pela Administração Municipal em novembro de 2011 e agora está à disposição de compradores pelo valor de R$ 8,5 milhões. A Teto é a empresa responsável pela ampliação do Hospital Municipal Doutor Waldemar Tebaldi, que está com as obras paralisadas desde 2011.
Apuramos que a venda foi decidida pela diretoria da empresa há pelo menos 60 dias, que preferiu não continuar investindo no imóvel. No leilão, o prédio, localizado na Avenida Brasil, foi arrematado por R$ 5,6 milhões e considerado o mais valioso entre os imóveis que estavam no certame.
A Cadeia Pública foi interditada pela Justiça em 2002 por oferecer condições precárias de infraestrutura aos 450 detentos que cumpriam pena no local. O prédio já chegou a ocupar o DIG (Delegacia de Investigações Gerais) e a Dise (Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes) da Polícia Civil.
ABANDONO
Moradores que vivem nas proximidades do imóvel sofrem com o abandono. Por conta do matagal, o local se transformou em criadouro de animais peçonhentos e ponto de encontro de usuários de drogas. “Sempre aparece rato, barata e mosquitos na casa onde trabalho. Ninguém limpa e tem dia que até colchão velho eles jogam lá dentro, sem contar com o entulho”, relatou Silmara Oliveira, de 36 anos. “Tem uma torneira que está aberta há mais ou menos sete meses. Já liguei na Prefeitura e eles não resolvem nada”, comentou uma moradora que preferiu não se identificar.
Funcionários da Teto negaram o abandono e afirmaram que um funcionário foi contratado pela empresa para fazer a manutenção e a limpeza constante do espaço.