Alvo fácil de depredações e de constante vandalismo, espaços públicos remodelados e novas construções mudaram a realidade da segurança em Americana. Revitalizações de praças, melhorias em iluminação, construção de campos society e urbanização contribuiram para que atos de vandalismo e, consequentemente, gastos municipais com reparos diminuíssem.
Em 2009, a Prefeitura de Americana contabilizou uma média de três atos de vandalismo em locais públicos por mês. Hoje, após as revitalizações e novas construções, a média é de um ato a cada dois meses. Sendo assim, o número de ações de vandalismo caiu em 83,3%.
O secretário de Obras e Serviços Urbanos, Flávio Biondo, afirmou que este número comprova que o novo urbanismo coíbe os atos de vândalos. “Temos as famílias de volta às praças públicas e nos novos espaços e isso acaba inibindo pichações, roubos de torneiras, bebedouros, bacias de sanitários, quebra de portas, entre outras ações. As famílias já agem em favor dos espaços públicos”, disse Biondo.
Com o objetivo de priorizar o humano, fazer com que as famílias voltassem a frequentar áreas públicas, a Prefeitura de Americana iniciou em 2009 um projeto de revitalização de praças públicas. Multifuncionais, as praças já trouxeram resultado para a saúde e lazer da população e chamaram a atenção de novas empresas que buscam cidades com planejamento urbano e que proporcionam qualidade de vida para seus moradores.
Até novembro deste ano, a cidade ganhou 15 novas áreas: Praça Comendador Müller, no Centro; Praça David Garcia Bondezan, Colina; Praça das Nações, Frezzarin; Praça Orlando Goffi e Praça Vicente Fávero, na Chácara Machadinho; Praça da Fraternidade, no Jardim da Paz; Praça Vinícius de Moraes, no Antonio Zanaga; Praça Oscar Ignácio de Souza e Praça Guilherme Assumpção – Cidade Jardim (em obras), na Cidade Jardim; Praça/Ginásio Poliesportivo da Praia Azul; Praça Prefeito Jairo Azevedo (Parque Ideal), Vila Redher; Praça XV de Novembro, no Centro; Praça Arlindo Rocha Filho, Parque da Liberdade; Praça do Mário Covas, Conjunto Habitacional do Mário Covas, e a Praça Manoel Rodrigues Nogueira, no Parque Novo Mundo.
Fora as praças, a Prefeitura iniciou em 2012 a construção de campos society em diversos bairros como Antônio Zanaga e Cidade Jardim e, em breve, novos bairros terão o espaço, composto também por academias ao ar livre. Ao todo serão 14 campos nos bairros São Manoel, Morada do Sol, Parque da Liberdade, Jardim Brasil, Bertini, Campo Verde, Jardim América, São Luiz, Jardim das Flores, Jardim Alvorada, Parque Dom Pedro II, Nova Carioba e Vila Dainese.
Pensando na prática esportiva, academias ao ar livre e pistas de caminhadas e de ciclismo foram instaladas e construídas em Americana. As pistas de caminhadas e de ciclismo, com o objetivo de oferecer uma opção de transporte ecologicamente correta, além de uma atividade de lazer e esporte, foram implantadas e somam mais de 16 km em diversos pontos da cidade, diminuindo, assim, a poluição atmosférica e sonora do município.
São com construções assim, buscando a melhora da urbanização da cidade, que a segurança é melhorada, que o vandalismo é coibido e a popularização nos locais públicos é vista diariamente nas ruas, trazendo momentos de alegria, descontração e lazer. São por resultados como estes que a Prefeitura de Americana continuará investindo na urbanização e na mobilidade urbana, buscando a igualdade para todos os moradores da cidade.
Fonte: Prefeitura Americana