Americana promove 16 dias de Ativismo pelo fim da violência contra a mulher

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Americana (CMDM), o Centro de Referência da Mulher (CRMA) e secretarias municipais estão organizando a programação da campanha “16 dias de Ativismo pelo fim da violência contra a mulher”. De 25 de novembro a 10 de dezembro, serão promovidos eventos envolvendo vários segmentos da sociedade, visando a discussão de assuntos relacionados às questões das vulnerabilidades de gênero, informou a presidente do CMDM, Léa Amábile.

“As atividades propostas para serem realizadas durante a campanha são testes de anti-HIV, debates, palestras e a Rodas de Conversa, especialmente para divulgar o novo endereço e equipe do Centro de Referência da Mulher, que é um espaço estratégico da política de enfrentamento à violência contra as mulheres”, adianta Léa.

Para a presidente do CMDM, o Centro de Referência deve exercer o papel de articulador dos serviços, de organismos governamentais e não-governamentais, que integram a rede de atendimento às mulheres em situação de vulnerabilidade social em função da violência de gênero.

“O CRMA visa à ruptura da situação de violência e à construção da cidadania por meio de atendimento intersetorial e interdisciplinar (psicológico, social e jurídico) que devem pautar-se no questionamento sobre as relações de gênero, base das desigualdades sociais e da violência contra as mulheres e o enfrentamento de todos os tipos de violência (doméstica, sexual, tráfico de mulheres, assédio sexual e moral)”, diz Léa.





Criada pelo Centro Global para a Liderança da Mulher, em 1991, a campanha “16 dias de Ativismo” conta com a participação de 1.700 organizações em cerca de 135 países, que realizam um conjunto de ações e manifestações públicas pelo fim da violência contra as mulheres. A idéia central da Campanha é estabelecer um elo simbólico entre a violência de gênero e os direitos humanos, enfatizando que a violência contra a mulher é uma violação de direitos humanos.

A campanha terá início no dia 25 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher”. Já o dia 10 de dezembro, término do evento, marca o Dia Internacional dos Direitos Humanos. O período também inclui outras datas significativas, como 1° de dezembro, Dia Mundial da AIDS, e 6 de dezembro, que marca o aniversário do Massacre de Montreal: Campanha do Laço Branco ou Homens pelo fim da violência contra a mulher.

No Brasil, foram incorporados ainda o 20 de novembro – Dia Nacional da Consciência Negra e o 18 de dezembro – data da adoção, pela ONU (Organização das Nações Unidas), em 1979, da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher.

O Centro de Referência da Mulher de Americana funciona na rua Itororó, nº 62. O telefone é o 3405 4577.

Fonte: Prefeitura de Americana





Deixe seu comentário