Americana registra aumento de 10% em acidentes com escorpiões

Com perfil ‘histórico’ de reprodução de escorpiões, a falta de profissionais e de aplicações frequentes de inseticidas contribuiu para o aumento de 10% no número de acidentes com o aracnídeo em um ano em Americana (SP).

Em 2012, a cidade teve 218 casos de picadas com escorpiões registrados contra 198 em 2011. “Temos o solo úmido e o tempo quente, propícios para a reprodução do escorpião”, afirma o médico veterinário, coordenador do Programa de Vigilância e Controle de Carrapatos e Escorpiões de Americana (PVCC), José Brites Neto.

Dentro do programa de captura, somente no dia 12 de março, 60 escorpiões foram encontrados no Cemitério da Saudade, área considerada de risco, segundo especialistas. “Este (60 escorpiões) é um número baixo. Na segunda-feira (dia 4 de março), por exemplo, recolhemos 130”, explica o médico. Duas vezes por semana a equipe do PVCC visita o cemitério e uma vez outros bairros da cidade. O programa existe desde 2005 e realiza capturas noturnas com o auxilio de luz ultravioleta e de um funcionário do cemitério. Em sete anos, 44 mil escorpiões foram capturados dentro do programa, segundo levantamento feito pela Prefeitura de Americana.





Os animais vivos são encaminhados para os Institutos Butantã e Vital Brazil para a fabricação de soro antiescorpiônico. “Há um balanço positivo do ponto de vista da captura dos animais vivos, contribuímos bastante com os institutos, mas ainda não conseguimos reduzir o número de acidentes”, lembra o coordenador.

Para o médico veterinário, o controle químico e a permanência das capturas são os principais meios para o controle do escorpião na cidade. “Não vejo outra forma de controlar os escorpiões se não conciliarmos as capturas com a aplicação de inseticida frequente nas galerias de esgoto, pelo menos uma vez a cada três meses”, afirma. Ao ser questionada sobre a frequência dos trabalhos de dedetização, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos informou que o trabalho começa em fevereiro e vai até novembro, em toda cidade.

De acordo com estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) de 2011, Americana tem mais de 212 mil habitantes. Para atender ao combate de escorpiões na cidade, o PVCC conta com quatro profissionais. Sobre a quantidade de pessoas no programa, a Secretaria de Saúde afirmou que a equipe tem atingido os objetivos pelo setor.

Serviço na cidade de Americana
O coordenador do programa indica medidas como manter quintais e jardins limpos para evitar acidentes com escorpiões. As reclamações devem ser formalizadas pelo Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), pelo número 3475-9024 ou através do e-mail [email protected].

Fonte: G1





Deixe seu comentário