Um acidente no Aeroporto Municipal de Encontra Americana ocorrido na quarta-feira danificou quatro aeronaves que estavam paradas em um hangar particular.
Um avião prefixo PRL-IG modelo Citation perdeu o controle após o trem de pouso atolar no gramado e acabou invadindo o hangar em alta velocidade.
Um helicóptero e três aeronaves de pequeno porte foram danificados na ocasião. Estimativas de especialistas em aviação apontam que o prejuízo pode chegar a R$ 2 milhões.
Um boletim de ocorrência foi registrado no 3º Distrito Policial de Americana. A Polícia Civil vai requisitar documentos do piloto e também da aeronave.
“Todo mundo ficou assustado com o caso. O piloto perdeu o controle no momento de taxiar a aeronave para a decolagem e acabou parando na grama. Neste momento, alguém pediu para ele acionar as turbinas e imprimir força. Contudo, a aeronave se perdeu e acabou invadindo o hangar. Sorte que não havia nenhuma pessoa no local. Poderia ter acontecido uma tragédia”, afirmou uma testemunha, que pediu para não ser identificada.
Segundo o boletim de ocorrência, o piloto W.D.B, de 29 anos, tentou colocar o avião na pista de decolagem, entretanto, a aeronave acabou emperrando na grama.
De acordo com a polícia, um mecânico que estava na pista pediu para que ele imprimisse força extra para que o avião saísse da grama. Nesse momento, descontrolado, o avião invadiu o hangar.
Um helicóptero da marca Robson 44 modelo Raven 2 e outras três aeronaves de pequeno porte foram danificadas no acidente. De acordo com testemunhas, o helicóptero ficou totalmente destruído na ocasião.
“Foi impressionante a força do impacto. O helicóptero ficou praticamente destruído”, relatou outra testemunha que estava no aeroporto no momento do acidente.
Técnicos do IC (Instituto de Criminalística) de Americana estiveram no local e realizaram exames de perícia no local.
A Polícia Civil deverá ouvir as partes envolvidas no caso e também vai requisitar a documentação do avião e também do piloto da aeronave.
Fonte: Jornal O Liberal