O Corpo de Bombeiros de cidade Americana passa por uma modernização da frota. A corporação possui duas viaturas de resgate, sendo uma delas entregue recentemente, ano 2011, e outra que passa por reforma geral e tem ano de fabricação 2006. Outra mais antiga, ano 2000, deve ser encaminhada para o comando-geral em Campinas e ser entregue para outro município após o recebimento da nova unidade.
A instituição possui ainda uma viatura plataforma para atender casos de ocorrências em altura; duas autobombas importadas, sendo uma delas para incêndio em altura e um autotanque com caminhão-pipa. Um novo caminhão de combate a incêndio foi recebido pela corporação, entregue pelo Governo do Estado. Mas, o cavalo mecânico ainda precisa ser montado através de um convênio com a Prefeitura de Americana. Foi aberto processo licitatório para a montagem da plataforma e instalação de gavetas e equipamentos. O prazo total para a entrega é de 120 dias.
O comandante do Corpo de Bombeiros, tenente Anderson Teixeira da Silva, explicou que as viaturas de resgate são muito diferentes em termos de estrutura para atendimento de ocorrências, em comparação a ambulâncias. Além do treinamento dos bombeiros, o resgate possui equipamentos que permitem acesso a locais não convencionais, equipamentos de proteção respiratória para remover a vítima do meio de um incêndio, máquinas para desencarceramento para cortar e abrir o carro com o mínimo de risco possível para a vítima, talas, colete cervical e outros.
Fonte: O Liberal