Campanha em Americana vai cadastrar pacientes diabéticos e hipertensos

Em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Diabetes, celebrado em 14 de novembro, a Secretaria de Saúde de Americana inicia no mês de novembro uma campanha para cadastrar pacientes diabéticos e hipertensos. A ação vai acontecer em todas as Unidades Básicas de Saúde, no Espaço Verão da Unidade de Terapias Alternativas, localizada no Jardim Botânico, e na ADAM (Associação dos Diabéticos de Americana), Rua Albânia, 193 – Jardim Paulistano. Para participar basta apresentar nesses locais o RG, CPF, Cartão SUS, comprovante de endereço, além da receita mais recente ou os medicamentos de uso continuo.

De acordo com Dr. Humberto Luis Rosa de Souza, responsável técnico pelo programa de enfrentamento às doenças crônicas não transmissíveis, as pessoas portadoras de diabetes e hipertensão devem procurar as unidades básicas de saúde para realizar o cadastramento, aferir a pressão e fazer o teste de glicemia e outras avaliações já previstas para realização do cadastro.





Dr. Humberto também ressalta que, independente de ser portador de diabetes e/ou hipertensão, qualquer pessoa pode procurar uma unidade de saúde do município durante o seu horário de funcionamento para realizar a aferição da pressão arterial e o teste da glicemia com o objetivo de diagnosticar essas doenças. “Se forem detectadas com uma dessas doenças, elas serão cadastradas no programa e passarão a ser acompanhadas pelos profissionais de saúde”, disse. Ele explicou que independente de ter plano de saúde ou não, todos podem procurar as unidades de saúde.

“A campanha foca na ampliação do cadastro da população, que já foi iniciado em algumas unidades de saúde e agora está sendo expandido. Com isso, a Secretaria de Saúde pretende identificar os pacientes portadores de diabetes e hipertensão, estabelecer o perfil epidemiológico e medicamentoso deles, além de determinar os principais fatores de risco a que estão expostos”, frisou Dr. Humberto. A ideia é que o cadastramento se torne permanente na rotina das unidades de saúde.

Atualmente, Americana conta com 2.472 pessoas já cadastradas no programa. “Iniciamos, recentemente, um novo cadastro e as informações ainda estão sendo colocadas no banco de dados. Além da busca-ativa pelos portadores das doenças, estamos numa força-tarefa para abastecer o banco de dados com as informações dos pacientes que já são atendidos nas Unidades Básicas de Saúde”, informou o responsável técnico.





Deixe seu comentário