Com o objetivo de resgatar a autoestima dos pacientes, a Secretaria de Saúde expandiu o projeto Cuca Legal, da unidade de saúde da família do Jardim Brasil, e passou a oferecê-lo também à comunidade do Zanaga I e II, Jardim América e Jardim Alvorada, além da Associação Ecumênica dos Portadores de HIV de Americana (Aephiva) a qual já conta com a ação há um ano.
Cuca Legal é um projeto de resgate da confiança, valorização e descoberta de si mesmo que acontece há mais de dois anos no posto médico do Jardim Brasil.
No posto médico do Zanaga II, por exemplo, 15 pessoas estão participando do projeto que teve inicio nesta semana. “Através de atividades lúdicas, como desenho, pintura, colagens, quebra-cabeça e massa de modelar, a mediadora Katya Forti, está trabalhando com eles o resgate da autoestima e valorização pessoal”, informou a gerente da unidade, Maria Bernadete Leone Umbelino.
O Cuca Legal no Zanaga II terá duração de 14 encontros semanais. As reuniões acontecem toda segunda-feira, das 9 às 11 horas, no posto médico. “Percebemos, após a consulta médica, a necessidade da formação de um grupo voltado para o tema. O Cuca Legal foi oferecido pela Katia e muito bem aceito”, acrescentou Bernadete.
Os próximos assuntos a serem abordados serão: a busca por um caminho, perspectiva de vida, o que a vida quer de mim?, sonho x ilusão, vivendo a melhor idade, vencendo o desanimo, gratidão, capacidade e realização, desafios, tema de livre escolha e bem-vindo a vida.
Claudia Borelli, subsecretária da Atenção Básica informou que o Cuca Legal é um projeto de grande valia. “Deu certo no Jardim Brasil e trouxe inúmeros benefícios aos pacientes por essa razão, ampliamos o acesso a ele dando a oportunidade de mais pessoas participarem”, disse.
O cronograma do Cuca Legal engloba as seguintes unidades de saúde e dias da semana: segunda-feira pela manhã no Zanaga II; à tarde, no Jardim Brasil. Na terça-feira de manhã, no Jardim Brasil e a tarde no Jardim América. Na quarta-feira de manhã na Aephiva e a tarde no Jardim Alvorada. Na quinta, no Jardim Brasil e após o almoço, no Zanaga I. Já na sexta-feira, no Jardim Brasil. Para participar, basta procurar a unidade de saúde.