Decreto amplia férias aos servidores de Americana

A Prefeitura de Americana deverá publicar ainda nesta semana um decreto que vai estender a compensação de horas para todo o funcionalismo municipal. A medida é uma forma de garantir o benefício aos servidores que não foram contemplados com a redução da jornada de oito para cinco horas por dia para as áreas operacionais e administrativas de alguns setores.

A medida foi adotada há um mês pelo prefeito Diego De Nadai (PSDB), com o objetivo de economizar, principalmente com o pagamento da refeição aos funcionários. Em princípio, a redução da jornada vale por um período de 90 dias e atingiu 2.640 servidores.

Os trabalhadores dos setores que não tiveram a jornada reduzida poderão compensar as horas trabalhadas a mais que os colegas nas férias, medida que já havia sido concedida para os professores. A extensão das férias vai beneficiar todos os setores, inclusive os essenciais, como saúde, educação e segurança. Se a redução durar pelos três meses previstos, considerando-se os dias úteis, um servidor que trabalhar oito horas por dia, por exemplo, poderia ter até 20 dias a mais de férias. No entanto, o vice-presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Americana, Antonio Forti, alertou que o decreto ainda está em elaboração e não é possível saber qual vai ser a proporção de compensação que será concedida pela Prefeitura. Ele disse que o servidor terá direito ao período a mais de descanso conforme a programação normal de férias de cada um.





O sindicalista explicou que, desde que entrou em vigor a redução de jornada, tem negociado com a Prefeitura uma forma de compensação para os que não foram contemplados em função de solicitações da própria categoria. As negociações foram concluídas ontem. Ele disse que tudo foi feito de forma a não prejudicar o atendimento à população.

CRECHES
Também foram definidas na reunião de ontem as férias das creches e emeis (Escolas Municipais de Educação Infantil), que ainda estavam pendentes. O atendimento das crianças acontece até o dia 17 de dezembro, conforme o calendário normal. Os professores voltam ao trabalho no dia 4 de fevereiro para se dedicar às entrevistas com os pais e planejamento. O retorno das férias para os alunos, no entanto, será apenas após o Carnaval, no dia 14 de fevereiro, ou seja, quatro dias antes que as demais unidades, que só retornam no dia 18. Para as creches e emeis, a situação é mais complicada, já que muitos pais trabalham e dependem desse serviço. Habitualmente, as creches retornavam das férias já na primeira semana de fevereiro.

Fonte: Jornal O Liberal





Deixe seu comentário