No ano passado, a Secretaria de Saúde da cidade de Americana contou com a importante ajuda da população em relação aos criadouros de larvas do mosquito Aedes aegypti (transmissor da dengue). E por essa razão, nenhuma multa foi aplicada.
“O nosso trabalho está focado principalmente na orientação para a resolução do problema. Quando recebemos uma reclamação via SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão), vamos até o local para verificar o que está acontecendo. Se há criadouros, o proprietário é notificado. Retornamos ao local e se o problema persiste, ele é autuado e tem 10 dias para recorrer ou pedir aumento do prazo. A multa só é aplicada em último caso”, explicou a coordenadora do Programa Municipal de Controle da Dengue, Selma Coelho.
Prova de todo o trabalho de conscientização do setor e do apoio da população é que das 751 notificações aplicadas em 2010, 40 viraram auto de infração e nenhuma se tornou multa. Em 2011, já foram efetuadas 150 notificações das quais 4 resultaram em auto de infração. Nenhuma multa foi aplicada até o momento.
As pessoas que identificaram possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti devem formalizar o pedido de vistoria no SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão), pelo número 3475-9024 ou através do e-mail sac@americana.sp.gov.br.
Casos de dengue diminuem em janeiro
Balanço da Secretaria Municipal de Saúde mostra que o número de casos de dengue em janeiro foi 55% inferior ao registrado no mesmo período de 2010. No primeiro mês do ano passado, houve 9 casos positivos contra 4 registrados em janeiro de 2011.
Até o momento, Americana possui seis casos positivos de dengue sendo cinco importados de Cerejeiras – RO, Recreio – MG, Santa Fé do Sul – SP, Rio Claro – SP e Guaíra – SP e um autóctone, do bairro Jardim Brasil. O PMCD já realizou arrastão com visita aos imóveis, remoção de criadouros e nebulização nos bairros onde essas pessoas residem.
O município tem 83 casos suspeitos, sendo 6 positivos (1 autóctone e 5 importados), 45 negativos e 32 aguardando resultados.
Fonte: Prefeitura de Americana