Desabastecimento afeta bairros em Americana

Cinco bairros da cidade de Americana foram diretamente afetados pela falta de água no último final de semana. O desabastecimento foi provocado por um problema elétrico no painel de uma das bombas localizadas na captação de água bruta, no sábado, aliado ao alto consumo alavancado pelo calor, segundo nota oficial divulgada pela Prefeitura.

A situação ficou agravada no Jardim Boer, Bertoni, Parque da Liberdade, São Jerônimo e Parque Gramado, mas também foi sentida em bairros próximos a esses.

O bombeamento ficou paralisado durante oito horas e os níveis de reservatórios de alguns dos bairros de Americana chegaram a zerar, ainda de acordo com a Prefeitura.

“A normalização dos reservatórios é gradual e muito particular, pois depende de cada região e da capacidade de armazenamento de cada reservatório. Algumas regiões da cidade percebem o desabastecimento bem mais rapidamente e, também, demoram a ter o abastecimento normalizado devido a sua localização”, explicou a nota.





“Paralelamente a esse desabastecimento, ocorrem as quebras de redes, devido à pressão da água quando retorna o bombeamento e, para isso, a cada paralisação são realizadas vistorias nas redes de água, registros e manobras para melhoria na pressão da água”, acrescentou.

O LIBERAL recebeu uma série de reclamações ao longo do sábado e do domingo por conta do problema.

“A única coisa que falam quando ligamos (para o DAE-Departamento de Água e Esgoto) para reclamar: o problema é o excesso de consumo. Se é excesso de consumo, por que apenas alguns bairros pagam por isso?”, reclamou Priscila Oliveira, moradora do Jardim Boer, na página do jornal no Facebook.

No Parque da Liberdade, porém, a moradora Gisele Yoshida afirmou que a falta de água começou na tarde de sexta-feira e ainda não havia sido completamente normalizada ontem. “Praticamente todas as atividades básicas de casa ficaram comprometidas”, reclamou.

O DAE orientou que em casos de desabastecimento o consumidor informe a situação pelo telefone gratuito 0800-123-737.

Fonte: Jornal O Liberal





Deixe seu comentário