Em Americana, Ciep é alvo de vandalismo

O Ciep (Centro Integrado de Educação Pública) do bairro Jaguari, em Americana, amanheceu ontem com sua horta destruída, paredes pichadas, janelas quebradas e um extintor de incêndio descarregado em uma sala do quinto ano (antiga quarta série). A ação de vandalismo, que ocorreu provavelmente durante a madrugada, revoltou representantes do colégio e pais de alunos, que pedem mais segurança no local, a começar pela instalação da iluminação pública na Rua Nara Leão, em frente à escola, que vive mergulhada no breu.

Segundo o professor de teatro e representante do Ciep, Dorival Benedito Chiqueto, o ato atrapalhou o início das aulas. “Eles invadiram o colégio e não tiveram respeito com o patrimônio. Pegaram beterrabas da horta e escreveram nas paredes, também forçaram as janelas. Existem muitos pais que já nos procuraram para falar do assunto, e todos são unânimes em ressaltar que essa situação foi facilitada pela falta de luz nas proximidades”, afirma.

Chiqueto esclarece ainda que alguns pais protocolaram pedidos na Prefeitura e CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) para instalação dos postes, pois o problema ocorre desde a inauguração do Ciep, em 2007. “Eles dizem que temos sorte que outras coisas piores não aconteceram até agora”, completa.





Requerimento
O caso também foi alvo de um requerimento do vereador Celso Zoppi (PT), que solicitou informações a administração municipal em maio. De acordo com uma assessora do parlamentar, que ainda se recupera de uma cirurgia, a resposta dada pela Prefeitura ressalta um projeto de melhoria no local, mas joga a responsabilidade ao loteador do bairro, que já teria feito o pedido junto a CPFL.

Em agosto O LIBERAL mostrou a situação de escuridão em frente ao prédio de R$ 2,6 milhões, informando que embora as classes do ensino regular funcionem apenas durante o dia, no período noturno são realizadas palestras para a comunidade e reuniões com professores. Na época, a secretaria de Obras e Serviços Urbanos explicou que a implantação da iluminação estava em estudo.

Procurado ontem para comentar o assunto, o secretário da pasta, Flávio Biondo, disse que a Prefeitura enviou toda a documentação necessária a CPFL para providenciar um reforço na iluminação pública nos arredores do Ciep. Contudo, prazos não foram dados.

Fonte: O Liberal





Deixe seu comentário