A Secretaria de Serviços Urbanos está sem acesso ao sistema da Prefeitura de Americana há pelo menos 15 dias. A falha tem atrasado a aprovação de projetos, a liberação de alvarás de funcionamento e impedido o acompanhamento de processos que estão em análise na pasta.
A falha técnica atingiu toda a rede de sistemas utilizados pela secretaria e foi causada pelo rompimento dos cabos de fibra óptica. Segundo a Prefeitura, a pane aconteceu após caminhão danificar a rede, na altura do CCL (Centro de Cultura e Lazer), na Avenida Brasil. A pasta fica instalada em uma sala comercial no mesmo endereço.
Um técnico em edificações, que preferiu manter anonimato, afirmou que clientes seus que quitaram carnês de IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) também estão sendo prejudicados. “A Prefeitura estava dificultando a aprovação de projetos para os contribuintes que estavam com atrasos, mas agora quem fica em dia não consegue agilizar o processo. No Paço, o serviço também não é feito e a gente está esperando o problema ser resolvido há 15 dias”, afirmou ele.
Já o analista de sistemas Paulo Oliveira, de 52 anos, está tentando a liberação de um alvará de funcionamento há 12 dias. “Estou com duas obras em construção, mas preciso do alvará para pedir a ligação da rede de água e esgoto ao DAE (Departamento de Água e Esgoto). Os engenheiros e arquitetos estão reclamando porque o serviço de todos está atrasado”, afirmou.
Por meio de nota, a assessoria de imprensa da Prefeitura garantiu que o sistema foi interrompido na quinta-feira passada, quando foi registrado o acidente com o caminhão. A Administração informou ainda que os dados do sistema não serão afetados, embora o reparo esteja previsto para acontecer até hoje.
Fonte: Jornal O Liberal