Falta d’água revolta moradores em Americana

Em pleno verão, a escassez de água se espalha pelos bairros da cidade de Americana. No Jardim Progresso o problema já é antigo e se agravou nos últimos seis meses. Há 60 dias, porém, a situação piorou e os reservatórios estão praticamente vazios.

A falta d’água atinge também o Jardim Bertoni, onde os moradores estão com as torneiras vazias desde o último sábado.

No Jardim Progresso os reservatórios estão baixos há tempos. Em 2010 o jornal O LIBERAL publicou matéria sobre a situação e moradores alegaram que no dia seguinte seis caminhões do DAE (Departamento de Água e Esgoto) solucionaram o problema.

Porém, seis meses depois, a situação voltou a piorar, e, desde então, a quantidade de água disponível no bairro não parou de diminuir.

A dona de casa Silvana dos Santos, de 58 anos, afirma estar sem água todas as tardes. Segundo ela, o problema causa desconforto no dia-a-dia, pois muitas vezes não tem como tomar banho, não consegue encher uma máquina de lavar roupas e encontra dificuldades para cozinhar.

A única opção é buscar o líquido no poço artesiano do bairro, que está externamente com aparência de abandono, com mato alto.





“É muito ruim abrir a torneira e ver apenas algumas gotas caindo. O pior é quando eu chamo uma diarista para cá, pois tenho que pagar a diária dela e sem água ela não tem como trabalhar”, relata a moradora, que ainda relatou outra situação que a deixou indignada durante o Carnaval.

“Eu moro perto do local onde a Prefeitura organizou o show do Jorge Ben Jor e os desfiles das escolas de samba, e o curioso é que durante este período o DAE levou um mutirão para lavar e limpar as ruas próximas, mas não conseguiu mandar uma pessoa sequer para analisar a falta d’água no nosso bairro”.

No Jardim Bertoni, o morador Antonio Marcos Dias Bonfim alega que desde o último sábado todo o bairro está sem água e, mesmo após reclamar para o DAE, ninguém tomou providências.

“Faram que existe um vazamento e que por isso a água está cortada, mas nunca vi nenhum carro do DAE procurando o tal vazamento. Acho que com tanto tempo sem água, o mínimo que eles deviam fazer é mandar um caminhão pipa para a população, mas nem isso fizeram”, afirma.

A reportagem do jornal O Liberal questionou a Prefeitura para comentar a falta d’água no município, porém não recebeu resposta da assessoria de imprensa até o fechamento desta edição.

Fonte: Jornal O Liberal





2 Comentários

  1. Geraldo Novam 3 de março de 2012
  2. Geraldo Novam 3 de março de 2012

Deixe seu comentário