Os agentes da Gama (Guarda Municipal da Cidade Americana) promoveram anteontem a primeira apreensão no ano de um táxi clandestino que atuava na cidade. A ocorrência foi registrada na Rua Pernambuco, no bairro Nossa Senhora de Fátima. Um táxi com placas de Santa Bárbara d’Oeste circulava com uma passageira que embarcou em Americana, prática que é proibida pela legislação municipal, que exige que os veículos utilizados no serviço sejam licenciados no município.
Desde o ano passado, taxistas de Americana iniciaram um movimento junto às autoridades para coibir a proliferação de táxis clandestinos. Eles relataram que veículos com placas de outras cidades e sem licença da Prefeitura trabalham em Americana, transportando passageiros de um ponto a outro da cidade, prática que é proibida. Os táxis com placas de outros municípios podem apenas transportar passageiros de outras cidades com destino a Americana.
Na ocorrência de anteontem, por volta das 9 horas, a Gama abordou um táxi que circulava pela Rua Pernambuco com placas de Santa Bárbara. Os patrulheiros questionaram a passageira do veículo, que confirmou que havia tomado o táxi naquele ponto. Ela disse que o motorista S.F.A, de 49 anos, pediu que a passageira dissesse aos patrulheiros que ela havia embarcado no bairro Jardim Europa, em Santa Bárbara e que voltava para lá. No entanto, a passageira disse que preferiu dizer a verdade.
De acordo com a Gama, os patrulheiros agiram em função de denúncia encaminhada à Setransv (Secretaria de Transportes e Sistema Viário). O taxista foi multado e o veículo recolhido ao pátio municipal. Um Boletim de Ocorrência foi registrado sob a denominação de exercício irregular de função.
A Gama não soube informar quantos táxis clandestinos foram apreendidos no ano passado. A informação é que a fiscalização continua, inclusive com a averiguação de denúncias feitas à Setransv, como ocorreu anteontem. Os taxistas prometem continuar o movimento para coibir os táxis clandestinos na cidade. Até o momento, eles já identificaram 22 táxis irregulares na cidade.
Projeto
Ontem, o vereador Oswaldo Nogueira (DEM) protocolou na Câmara um projeto de lei que obriga os taxistas da cidade a afixarem, na parte superior do para-brisa dos veículos um adesivo com a inscrição centralizada “Táxi de Americana”, além do número do prontuário e a estampa do brasão ou bandeira do município. O objetivo é facilitar a identificação dos veículos regularizados pelos passageiros.
Fonte: Jornal O Liberal