A partir do dia 20 de novembro, os pacientes do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi passarão a contar com o serviço de fisioterapia 24 horas. Um feito inédito em Americana já que o HM é o único a oferecer esse serviço.
Segundo a coordenadora do setor de fisioterapia, Andrea Pelicia Roso, uma equipe com 10 profissionais passará a prestar assistência diária aos pacientes. Anteriormente, a equipe iniciava suas atividades às 7 horas e encerrava às 22 horas, o que causava grande prejuízo aos pacientes internados, principalmente nas Unidades de Terapia Intensiva.
“A fisioterapia atua no processo de reabilitação física do indivíduo utilizando vários métodos para a prevenção ou tratamento de doenças e lesões do sistema locomotor. Auxilia na retirada da ventilação mecânica e é indicada, também, para evitar possíveis complicações após cirurgias ou longos períodos de imobilização, ajudando a aliviar as dores. Os pacientes internados que recebem tratamento de fisioterapia têm sua recuperação mais rápida, reduzindo complicações e o tempo de internação”, completou Andrea.
O diretor superintendente da Fusame, Eduardo Pereira, disse que para proporcionar esse beneficio para a população de Americana que necessita de fisioterapia durante a internação no HM, foram contratados mais dois fisioterapeutas. “É um ganho inédito para a cidade já que a equipe estará disponível em regime de 24 horas divido em três turnos”, ressaltou.
“A Secretaria de Saúde e o Hospital Municipal estão buscando melhorar e integrar o atendimento aos usuários do SUS. O aumento do tempo do oferecimento desse serviço traz inúmeros benefícios para os pacientes e esse é o nosso objetivo”, falou Fabrizio Bordon, secretário de Saúde.
Fonte: Prefeitura de Americana