A Prefeitura de Americana e a Secretaria de Cultura e Turismo lançaram hoje (terça-feira, 17/9) a edição de verão do projeto “Roteiro de Buteco”.
O anúncio foi feito em coletiva no auditório Villa Americana pelo prefeito Diego De Nadai, o secretário de Cultura e Turismo de Americana, José Vicente De Nardo, e a subsecretártia de Turismo, Priscila Paschoalino. As inscrições começam segunda-feira (23/9) e terminam na quinta-feira (26/9), com limite de 45 bares.
“Quero, em primeiro lugar, agradecer aos donos de buteco de Americana. Não adianta ter boas ideias se não houver a participação deles. Este projeto não podia faltar em 2013”, disse Diego. Segundo o prefeito, a administração procura sempre alternativas para que todos tenham mais oportunidades de serem avaliados. “Por isso modificamos a pontuação”, justificou. Nessa nova edição, houve a introdução do critério técnico (jurados que trabalham com gourmet) e continuam o júri convidado e o voto popular. Pelo novo regulamento, a votação terá peso de 50% do jurado técnico, 25% do convidado e 25% do popular.
Outra novidade deste ano é a introdução da mandioca como elemento norteador dos pratos que farão parte do festival. “Além da questão da mandioca, acho que um segundo dispositivo da competição deveria ser o prato da casa. Lanço a ideia agora. Dessa forma o festival continua com os critérios dos anos anteriores”, afirmou Diego.
O prefeito ressaltou ainda que o setor de bares e butecos de Americana só cresceu desde o lançamento da primeira edição, em 2010. “Em Americana, quando começamos com esse projeto, o lazer era feito em bares fora da cidade. Hoje, vários amigos procuram o município”, afirmou Diego. Em 2010, a Secretaria de Cultura registrou um público de 3.500 pessoas participantes do Festival. Em 2011, nas duas edições (verão e inverno) o público já somou 190 mil. Ano passado (em uma única edição), o Roteiro recebeu cerca de 290 mil pessoas.
“Este ano queremos superar a marca de público de 2012”, afirmou o secretário de Cultura e Turismo, José Vicente De Nardo. “Aumentamos os prêmios para os garçons classificados em 1º, 2º e 3º lugares. E agora estamos pensando nas atrações do butecaria, que vai acontecer nos dias 15 e 16 de dezembro”, completou o secretário.
Segundo o dono do Bar Riachuelo, Jadis Franciscangelis, que participa desde as primeiras edições do projeto, seu estabelecimento vem crescendo em movimento e espaço com o Roteiro de Buteco. “Nosso comércio só melhorou nos últimos anos. É um sucesso a ideia. Quase não conseguimos dar suporte para atender a tanta gente que vai ao bar”, afirmou. Franciscangelis disse que hoje boa parte de seus clientes é de outras cidades. “Nove horas da noite em Americana não existia mais nada. Agora temos uma vida noturna”, ressalta.
Inscrições
O dono de buteco deve se inscrever na Secretaria de Cultura e Turismo, na Rua das Palmeiras, n° 8, telefone 3408-8010, Jardim São Paulo. Ele deve preencher ficha de inscrição com os dados cadastrais do estabelecimento, tais como razão social, nome fantasia, endereço, telefone para contato, n° do CNPJ, n° da inscrição municipal ou estadual e nome dos proprietários ou responsáveis legais e horário de funcionamento.
Deverá constar na ficha de inscrição, em campo reservado, a indicação do tira-gosto concorrente, bem como um pequeno descritivo do prato contendo os ingredientes básicos, a quantidade servida na porção (em gramatura ou unidades) e o valor praticado na venda. Todos os pratos inscritos deverão conter, obrigatoriamente, o ingrediente mandioca na sua composição.
Pelo regulamento serão analisados os seguintes quesitos: melhor tira-gosto, qualidade de serviço de bar e melhor garçom. Durante todo o período do evento, o “butequeiro” poderá se dirigir aos estabelecimentos participantes e consumir o tira-gosto concorrente, observando a sua apresentação, sabor e originalidade.