A licitação para escolha da empresa que vai executar as obras de construção da praça do Conjunto Habitacional Governador Mário Covas será concluída apenas amanhã, um ano e sete meses após o anúncio sobre a liberação dos recursos pela Secretaria Estadual da Habitação da cidade de Americana. A verba de R$ 120 mil deverá contemplar uma reivindicação de vários anos dos moradores do bairro, que reclamam dos constantes problemas de mato alto no espaço público. A liberação da verba foi anunciada em setembro de 2009 e a licitação aberta somente em janeiro deste ano. A empresa vencedora da concorrência deverá ser conhecida amanhã. A Prefeitura não informou quando devem ser iniciadas as obras.
De acordo com a assessoria de imprensa do município, em 2009 foi assinado apenas um protocolo de intenções com o Governo do Estado. A informação é que a partir de então foi iniciado o processo de preparação dos documentos necessários. Segundo a assessoria, somente no final de abril de 2010 a análise burocrática foi concluída pelo governo estadual e foi iniciada, na Prefeitura, a tramitação do processo licitatório, que teve de ser paralisado no período eleitoral, no ano passado. A administração justifica que o processo compreende muitos trâmites que devem ser respeitados.
De acordo com moradores do bairro, as reclamações são constantes sobre o mato alto na praça. De acordo com o motorista Aécio Alves de Lima, a última limpeza foi realizada somente no ano-novo. “A gente sempre reclama, mas ninguém nunca vem limpar. O problema é que esse mato traz bichos para dentro de casa”, reclamou o morador.
O repasse pelo Governo do Estado será feito por meio do PEM (Programa Especial de Melhorias) e a Prefeitura vai entrar com uma contrapartida no valor de R$ 76.146,17. A praça possui uma área total de 12.700,15 metros quadrados e uma área verde de 9.317,16. O prazo de conclusão será de 120 dias, a partir da emissão da ordem de serviço para a empresa que sair vencedora da licitação. A revitalização prevê a instalação de uma área para a terceira idade, playground baby e infantil, modernização das quadras e do paisagismo, além da instalação de piso intertravado.
Fonte: O Liberal