A presença de entulho e lixo na Praça Basílio Rangel, em Americana, está prejudicando as vendas de lojistas do Calçadão da Rua 30 de Julho. Por conta do lixo, comerciantes instalados na região central calculam queda de até 40% na movimentação de clientes.
O descarte, que foi constatado há 20 dias, é feito pelos próprios comerciantes, que não usam as caçambas localizadas ao lado do Terminal Urbano.
Além de materiais recicláveis, o entulho deixado na praça conta também com lixo orgânico, que aumenta o mau cheiro na região. A situação foi levada à Administração Municipal, mas os comerciantes continuam aguardando pela coleta. Segundo lojistas, a falta de fiscais contribui para o abandono do Calçadão, já que a movimentação na região deixou de ser vistoriada.
Segundo Carlos Alberto Silva, de 43 anos, proprietário de um estabelecimento comercial, o entulho prejudicou, inclusive, a venda durante o período de comemoração aos Dias das Mães. “O mau cheiro afasta os clientes dessa região. Não tivemos lucro nenhum no Dia das Mães e a movimentação está abaixo do normal porque o entulho está cada dia maior”, lamenta. O comerciante A. O., de 40 anos, que preferiu manter anonimato, defende que o lixo pode provocar acidentes. “Esse entulho pode causar incêndios, principalmente se alguém jogar um cigarro acesso. A praça é bonita, mas estão deteriorando. Não tem limpeza na cidade Americana”.
Por meio da assessoria de imprensa, a Prefeitura de Americana informou que vai entregar folhetos na região Central para orientar os comerciantes sobre o despejo de resíduos. Segundo a Administração, o problema é causado porque os lojistas descartam o lixo no período da manhã, sendo que a coleta é feita a partir das 17h.
Fonte: Jornal O Liberal