Até o final desta semana, aproximadamente 35 crianças e adolescentes de Americana estarão participando da Oficina de Férias do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Vila Mathiensen, promovida pela Secretaria de Promoção Social.
Iniciado em 2010, o projeto atende crianças de 10 a 13 anos (no período da manhã) e adolescentes de 13 a 17 anos (no período da tarde) residentes no território de abrangência do CRAS, formado pelos bairros Vila Mathiensen, Cidade Jardim, Jardim dos Lírios, Jardim das Flores, Jardim Primavera, São José, Parque Novo Mundo, Nielsen Ville e Residencial Lilases.
Nesta segunda edição, as atividades que estão sendo oferecidas aos participantes são dança de rua, teatro, confecção de fantoches, atividades físicas, dança do ventre, artesanato e música com DJ Glenan.
Segundo a secretária de Promoção Social, Leila Mara Pessoto de Paula, o projeto tem como objetivo fazer com que crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social permaneçam menos tempo ociosas nas férias, proporcionando oportunidades de desenvolvimento pessoal, de fortalecimento dos vínculos comunitários e prevenindo situações de risco neste período em que estão fora da escola.
Capacitação Profissional
Desde o final do mês janeiro, quatro adolescentes que frequentam o grupo “Juventude e Cidadania”, do CRAS do Mathiensen, estão participando de um curso de informática básica oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de Americana.
Custeado pela Secretaria de Promoção Social, por meio do Programa de Atenção Integral à Família (PAIF), o curso tem duração de um mês e acontece de segunda a sexta-feira no período da noite. O PAIF realiza ações para fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, além de investir no desenvolvimento do potencial de todos os integrantes das famílias acompanhadas.
Segundo a psicóloga do CRAS do Mathiensen, Cristina Pereira da Silva, o fato de o curso ser oferecido no SENAI representa um avanço na capacitação profissional dos adolescentes que frequentam o local, visto que antigamente todos os cursos profissionalizantes eram oferecidos na própria sede do CRAS.
Fonte: Prefeitura de Americana