Na data em que é comemorado o Dia do Meio Ambiente, um balanço da USP (Universidade de São Paulo) da cidade de Piracicaba aponta que Americana tem um déficit de 48 mil árvores. A pesquisa analisou uma área de 25 quilômetros quadrados da região central, mas considerou o plantio de uma árvore a cada 20 metros nas vias públicas, áreas verdes, praças e quintais de todo o município.
O relatório da Esalq (Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz) avaliou a cobertura arbórea de 25 cidades do Estado através de imagens por satélites em 2010. Em Americana, as árvores correspondem a 19,74% da área urbana, sendo que o índice considerado ideal é de 30%. Ainda segundo a pesquisa, apenas as vias públicas deveriam contar com a presença de mais 29 mil plantas. O relatório também analisou cidades como Piracicaba, São Paulo, Indaiatuba e São José do Rio Preto.
Segundo o professor Demóstenes Ferreira da Silva Filho, professor doutor em Agronomia e pesquisador responsável pelo relatório, todas as cidades estão com a arborização precária. “A presença de áreas permeáveis poderia servir para o plantio de novos bosques, que poderiam melhorar a qualidade dos espaços urbanos”, afirmou. “Deveriam priorizar o plantio para sombrear áreas asfaltadas, mostrando que a arborização viária é uma necessidade estratégica para diminuir gastos de energia e amenizar o calor nos dias quentes”, declarou.
Para o vice-presidente do Barco Escola, José Roberto Basso, no entanto, o déficit é a realidade da região. “Todas as cidades têm um enorme déficit de arborização porque pensaram apenas em crescimento e esqueceram que o desenvolvimento deve ser sustentável. Falta interesse político em fazer um planejamento ecologicamente correto e os discursos acabam ficando apenas no papel”.
MATA ATLÂNTICA – Um balanço divulgado ontem pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais ) e pela Fundação SOS Mata Atlântica apontou ainda que a RPT (Região do Polo Têxtil) tem apenas 3,3 quilômetros quadrados de mata atlântica. O índice representa apenas 1% da cobertura original, que chegou a ser de 76% da área total de Americana, 99% em Sumaré, 87% em Nova Odessa, 81% em Santa Bárbara d’Oeste e 100% em Hortolândia.
Por meio da assessoria de imprensa, a Secretaria de Meio Ambiente afirmou que realiza ações de plantio na cidade e declarou que está elaborando a Lei Municipal de Arborização Urbana, além de estudos em novos bairros e recomposição do serviço na cidade Americana. A expectativa é que mais de 20 mil mudas sejam plantadas em parceria com as empresas nos próximos quatro meses.
Fonte: Jornal O Liberal