O 19º BPM (Batalhão de Polícia Militar de guia de Americana) vai destacar seis policiais militares para trabalhar na Operação Verão, que reforça o policiamento no Litoral. O número de policiais destacados do 48º BPM de Sumaré, que engloba ainda as cidades de Hortolândia e Nova Odessa, não foi informado. Ao todo, a Operação Verão contará com o reforço de dois mil policiais militares e abrangerá 15 municípios litorâneos, represas e terminais de passageiros que têm movimento maior durante as férias.
Já a Polícia Civil procura voluntários para atuar na operação. A Seccional de Americana informou que o prazo para informar os policiais civis interessados em trabalhar na operação para reforçar o atendimento da Polícia Judiciária no Litoral termina hoje.
O capitão Rogério Nascimento Takiuschi, da PM, informou que os destacados das cidades que compõe o Batalhão de Americana são seis cabos, que vão fazer o curso de sargentos na Capital após o término da operação. Além de Americana, fazem parte do 19º BPM as cidades de Santa Bárbara, Arthur Nogueira, Engenheiro Coelho, Cosmópolis. A operação começa dia 29 e vai até 31 de janeiro.
Dos dois mil policiais militares, 1,2 mil reforçarão a segurança na Baixada Santista e litoral Sul. Outros 400 serão destinados às cinco cidades do litoral Norte e 400 às represas de Guarapiranga e Mairiporã e aos terminais rodoviários da Capital – Tietê e Jabaquara. As praias terão o reforço de 158 policiais do Corpo de Bombeiros. O policiamento rodoviário receberá mais 48 policiais. A Operação Verão contará também com reforço de 235 viaturas e 15 bases comunitárias móveis da PM. Serão destinadas ao litoral Sul 176 viaturas mais 10 bases comunitárias. O litoral Norte receberá 59 viaturas e cinco bases comunitárias.
Fonte: Jornal O Liberal