Prefeitura de Americana recebe laudo positivo após estudos da ESALQ

A Prefeitura de Americana, através da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, solicitou que a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ) realizasse um estudo da arborização urbana com o objetivo de investigar as ações de podas que afetam o patrimônio arbóreo e auxiliar a administração na tarefa de normatizar procedimentos básicos para implantação e manutenção de árvores em vias públicas em Americana.

Durante três dias, o trabalho da Unidade de Parques e Jardins foi demonstrado pelo técnico Antônio Donizete e o engenheiro agrônomo, Edison Evangelista, à equipe do grupo de pesquisas. “Foi apresentado o trabalho de poda e os critérios utilizados, os cuidados com segurança e com a resistência de cada árvore. Além disso, os critérios para produção de mudas foram descritos em uma visita ao Horto Municipal e Jardim Botânico”, explicou Evangelista. A equipe permaneceu em Americana por mais 30 dias para avaliação da arborização urbana.

Após a finalização do laudo, a ESALQ concluiu que a poda feita pela administração municipal possui ótimo procedimento técnico, buscando sempre corrigir defeitos nas copas e equilibrar as árvores; as análises de solicitações de remoção e poda são muito criteriosas e procuram preservar a cobertura arbórea da cidade.





“Sinteticamente podemos concluir que a poda praticada na cidade, pelos munícipes, está causando sérios prejuízos para o patrimônio arbóreo. Tal ação leva ao declínio precoce de árvores, já que ao podar e retirar uma copa inteira a árvore também vai perder muito de seu sistema radicular. Assim, ao morrer o sistema radicular apodrece e atrai fungos e cupins de solo causando doenças e podridões, agravando riscos de queda”, explicou o Professor Doutor, Demóstenes Ferreira da Silva, responsável pelo laudo em Americana.

O secretário de Obras e Serviços Urbanos, Flávio Biondo, afirmou que o laudo comprova a correta realização do trabalho da unidade. “A equipe segue normas técnicas e objetivas para as podas e remoções em Americana. Tudo é realizado pensando nos moradores, no bem estar de cada um e também na arborização do município, que nada seria se não houvesse cuidados e técnicos capacitados para isso”, disse Biondo.

Os objetivos são reduzir riscos de quedas de arvores; ampliar a intensidade luminosa (claridade) disponível às construções; reduzir a resistência ao vento; conservar a sanidade das árvores e ampliar benefícios estéticos.

Fonte: Prefeitura de Americana





Deixe seu comentário