Procissão de fé se repete pelo 31º ano em Americana

Fiéis de Americana e região completam 31 anos de celebração de fé com a romaria a Pirapora do Bom Jesus em 2012. A caminhada de quatro dias atrai católicos e aventureiros da cidade desde 1981. São 114 quilômetros a pé, com saída de Americana, passagem por Monte Mor, Cardeal, cidade Indaiatuba e Cabreúva, antes de chegar a Pirapora.

A romaria tem início sempre após o Domingo de Ramos e termina antes da Sexta-feira da Paixão. A estimativa para este ano é atrair até 100 romeiros, segundo a organização da procissão.

A história de superação teve início com a comerciante Luiza Padovani, de 87 anos, que pela 31ª vez estará junto ao grupo de romeiros.

“Na primeira vez fomos em apenas três pessoas, mas por Piracicaba, bem mais longe. Faço isso todos anos em cumprimento a uma promessa da minha irmã, que foi junto comigo a primeira vez, e também pelo meu pai, que já fazia a caminhada”, contou.





De tradição familiar, a iniciativa ganhou novos adeptos a cada ano. Nem a idade impede Dona Luzia de continuar acompanhado o grupo e conhecer os novos integrantes que aderem à caminhada a cada ano. “Ando um pouquinho, vou mais um pouco com a van, mas não deixo de ir”, afirma.

A saída está marcada para amanhã, às 13 horas, na Avenida de Cillo, em frente ao campus Maria Auxiliadora da Unisal, com chegada prevista a Pirapora na quinta-feira, às 6 horas.

Os fiéis acompanham a missa das 10 horas na igreja da cidade e retornam de ônibus a Americana. Nas três noites de caminhada haverá alojamentos em Monte Mor, Indaiatuba e Bananal (distrito de Cabreúva).

Dona Luiza atende os interessados em participar da caminhada e informa as orientações sobre como aproveita-la da melhor forma possível pelos telefones 3406-2802 (comércio) e 3461-7075 (casa).

Fonte: Jornal O Liberal





Deixe seu comentário