As Unidades do Procon de Americana e Santa Bárbara d’Oeste, ligadas à Secretaria de Administração e à Fundação Procon-SP, divulgaram o balanço de atendimentos realizados no mês de março.
Foram 3.011 em Americana e 1.303 em Santa Bárbara d’Oeste, sem contabilizar os atendimentos feitos via telefone.
Na cidade de Americana, o recordista de atendimentos foram os serviços essenciais, que englobam TVs por assinatura e aparelhos celulares, entre outros, com 1.274 atendimentos, seguido por 730 reclamações extra Procon (problemas que não competem ao Procon resolver).
Além destes, houve 475 reclamações voltadas a produtos com defeitos, 369 sobre habitação, 271 a respeito de serviços privados, 170 sobre saúde, 117 financeiras e 38 de fiscalização.
Já na cidade de Santa Bárbara d’Oeste assuntos financeiros e serviços privados lideraram as reclamações, com 770 atendimentos.
Também foram registrados 327 com relação a produtos, 428 a serviços privados, 34 de serviços essenciais, seis de alimentos, 46 com relação à saúde, 37 relacionados à habitação e 95 dos chamados “extra Procon”.
O coordenador do Procon barbarense, Pablo Fernando Barbosa, destacou que antes de procurar o órgão deve-se primeiro contatar o lojista e relatar o problema.
“O ideal é que o consumidor se manifeste por escrito e protocole uma via no estabelecimento. O comerciante tem o prazo de 30 dias, após tomar ciência do problema, para resolvê-lo”, explica.
Caso o prazo seja extinto sem solução satisfatória, ou se o produto for devolvido ainda com defeito, o consumidor deve se dirigir ao Procon para registrar sua reclamação.
Luis Fernando Feltrin, diretor do Procon de Americana, acredita que o número de atendimentos realizados no último mês está dentro do normal, e mostra que os munícipes tem buscado seus direitos.
Isso também demonstraria a efetividade dos serviços prestados pelo órgão. Segundo Feltrin, dos 3.011 atendimentos, 97% dos casos foram resolvidos, ou seja, um total de 2.912 atendimentos bem sucedidos.
Serviço
O Procon Americana atende na Rua Panamá, 40, Vila Paraíso, das 9 às 16 horas, e também pelo site procon.americana.sp.gov.br.
O Procon da cidade de Santa Bárbara d’Oeste está localizado na Rua João Ridley Bufford, sem número, Praça do Terminal de Ônibus. Os atendimentos são de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30. Informações pelo telefone (19) 3455-7345, ou pelo e-mail: procon@santabarbara.sp.gov.br.
Fonte: Jornal O Liberal