A Secretaria de Segurança guia de Americana lançou ontem o programa Gama Protege, que consiste em uma operação saturação que será realizada pela Gama (Guarda Municipal de Americana) nos bairros Parque das Nações e Morada do Sol.
A operação deve se concentrar naquela região durante 30 dias, com a presença da Base Comunitária Móvel da Guarda e duas viaturas que vão reforçar o policiamento.
A região vinha enfrentando vários furtos e roubos, principalmente nos estabelecimentos comerciais.
O programa foi anunciado ontem pela Prefeitura de Americana em cerimônia realizada no próprio bairro.
Conforme o diretor da Guarda Municipal, Marcelo Feola, o projeto pode ser transferido para outras regiões do município, conforme a demanda.
“É uma operação saturação, mas não tendo em vista só a repressão. É um programa que visa principalmente o prevencionismo, o policiamento comunitário, evitando cometer qualquer incidência criminosa nessa região”, explicou.
Para Feola, a área não é de grande incidência de tráfico de drogas, mas tem registrado um crescimento nos casos de furto e roubo.
Além disso, ocorrências sociais e descarte de resíduos são registradas com frequencia.
A escolha do bairro em primeiro lugar ocorreu também devido a análise social, conforme o diretor da autarquia.
Feola negou que o reforço do patrulhamento no bairro vá prejudicar outras regiões do município.
A saturação contará ainda com o canil e a Romep (Ronda Ostensiva Municipal Preventiva).
“As outras regiões vão continuar com as viaturas setoriais. A gente tem condições de distribuir o efetivo de maneira a contemplar esse programa e atender a cidade”, disse.
Fonte: Jornal o Liberal