Sinfônica de Americana e convidados voltam a apresentar espetáculo Canta Maria

A Orquestra Sinfônica Municipal de Americana reapresentará o projeto “Canta Maria – Homenagem a Nossa Senhora” nesta semana, em duas apresentações. A primeira será hoje, na Igreja Nossa Senhora Aparecida, em Americana. Na quinta-feira, os músicos voltam a se encontrar na Igreja de São Jorge, em Nova Odessa.

A regência é do maestro Álvaro Peterlevitz e a corporação conta ainda com as participações especiais da dupla Guaíra & Guaíba, Sandra Rodrigues e dos corais Vocalis, Unimed e Educantare.

No repertório, músicas de compositores díspares, como padre Zezinho, Cascatinha & Inhana e Franz Schubert, são interpretadas. Todos eles homenagearam com sua arte Maria, Mãe de Deus, símbolo maior da maternidade.

“Esse é um sonho antigo meu, que deveria ter acontecido no ano passado, mas acabou sendo adiado para 2012”, conta a coordenadora da Escola de Música Heitor Villa-Lobos e idealizadora do concerto, Thais Rillo.

As primeiras apresentações aconteceram no último mês de maio, em Americana, e agora surgiu a oportunidade de reapresentá-la em outro município. “Outubro é o mês de Nossa Senhora, então tivemos essa oportunidade de novos concertos”, frisa Thais.

O repertório foi escolhido por ela e o maestro da orquestra americanense, Álvaro Peterlevitz. “Foi um trabalho de garimpagem que tentou mapear obras que prestaram homenagem à Maria. Tem desde as modas caipiras até a famosa composição de Schubert”, conta o maestro.

Também estarão presentes o clássico “Maria, Maria”, de Milton Nascimento e “Ave Maria do Morro”, eternizada por Herivelto Martins.





Corais
O maestro Adilson Gombradi está à frente dos corais Vocalis, Unimed e EduCantare, que vão acompanhar as apresentações. O regente afirma que sempre é muito importante para os corais experiências novas como a que eles têm tido com frequência cantando com a Orquestra Sinfônica Municipal de Americana. “Há um grande ganho cultural para os integrantes cantar com orquestra e até mesmo com outros coros”, frisa Gombradi.

Quem também contribui com arranjos para o concerto são os maestros Dailton Lopes, da Banda Monsenhor Nazareno Maggi. “É sempre muito bom trabalhar com esses maestros que temos na região, que são excelentes músicos e possuem grande conhecimento na área de composição e arranjos”, exalta a coordenadora do concerto.

Repertório
Fazem parte do repertório escolhidas pela organizadora e maestros, as seguintes apresentações: Mãe do Céu Morena ( padre Zezinho); O Menino e o Copo D’Água (Guaíra e Guaíba); Ave Maria do Sertão (Cascatinha e Inhana); Pastorale d’Eté (A. Honegger); Ave Verum (W. A. Mozart); Ave Maria (Arcadelt); Ave Maria (J. Redondo e V. Paiva); Ave Maria (Caccini); Ave Maria (Franz Schubert); Ave Maria do Morro (Herivelto Martins); Maria, Maria (Milton Nascimento). Poemas: Ave Maria do Peão (Odilon Ramos) e Ave Maria (Fernando Pessoa).

Acontece
As apresentações do projeto “Canta Maria” acontecem terça-feira e quinta-feira, às 20h, e são gratuitas. A Igreja Nossa Senhora Aparecida fica na Avenida Afonso Arinos, 576, no bairro Antonio Zanaga. Já a Igreja de São Jorge, está localizada na Rua Salvador, 339, Jardim São Jorge, Nova Odessa.

Fonte: Jornal O Liberal 





Deixe seu comentário