SSP troca delegado seccional em Americana

A Delegacia-Geral de Polícia de São Paulo trocou ontem o comando da Delegacia Seccional de Americana, em meio à um crise na Polícia Civil da região, considerando a invasão de duas unidades da instituição em Sumaré, em menos de uma semana. O 4º e 5º Distritos Policiais da cidade foram invadidos por bandidos.

O delegado Paulo Fernando Fortunato, que respondia pela Seccional de Americana, deixou o cargo e ficará à disposição do Deinter-9 (Departamento de Polícia do Interior) de Piracicaba, para ser designado a outra unidade.

O delegado-geral Marcos Carneiro Lima, designou o delegado Miguel Wil Cornacchioni Escrivão para o lugar de Fortunato. Escrivão respondia como delegado adjunto da 4ª Delegacia Seccional de São Paulo. A portaria de nomeação foi publicada no Diário Oficial na edição de sexta-feira. Ontem, ele se apresentou na Seccional de Americana e reuniu-se com delegados. No final da tarde, se apresentou no Deinter-9, onde participaria de outra reunião.

A mudança surpreendeu integrantes da Polícia Civil e a informação não foi divulgada nos sites da SSP (Secretaria de Segurança Pública) e da Polícia Civil, como de costume. A SSP também não respondeu questionamentos da reportagem sobre a troca.

Escrivão começou a carreira policial na região e atuou em delegacias de Sumaré e de Hortolândia. Há 16 anos ocupava cargos de delegado na Capital, onde também foi corregedor. Ontem, ele preferiu não conceder entrevista e disse apenas que estava se inteirando sobre as cidades.





Causas possíveis

Paulo Fortunato anunciou recentemente que pretendia concorrer às eleições para prefeito em São Pedro e que deveria permanecer no cargo até junho, quando deve se aposentar por completar 70 anos.

O ex-delegado assumiu a Seccional de Americana em janeiro de 2011, depois de atuar em Diadema, na 3ª Seccional da Capital e no Deic (Departamento de Investigações sobre Crime Organizado).

A informação oficial da Seccional é que a mudança já estava prevista. Extraoficialmente, a informação é que havia um desgaste natural de Fortunato.

O 5º Distrito Policial de Sumaré foi incendiado dia 17, por volta de 23h30. Os criminosos tiveram acesso à unidade ao arrombar uma porta do SIG (Setor de Investigações Gerais), que foi o alvo principal do incêndio.

Além de destruir equipamentos, foram levados do local munição e coletes á prova de balas. Uma grande operação foi realizada na região da Área Cura – onde fica o distrito – mas, ninguém foi preso. Na madrugada de ontem, o 4º Distrito Policial da cidade de Sumaré, localizado no Matão, foi invadido por ladrões.

Os criminosos arrombaram a unidade e furtaram coletes, uma granada e armas.

Fonte: G1





Deixe seu comentário