Os trabalhadores da Real Artes, que estavam em greve, receberam o pagamento parcial dos salários e devem retornar ao trabalho hoje. Representantes do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil estiveram ontem no canteiro de obras do velório do Cemitério da Saudade e conversaram com os representantes da empresa.
São cerca de 40 operários que realizam a reforma dos velórios dos Cemitérios da Saudade e Parque Gramado, que estavam com os salários de março atrasados. Eles fizeram uma paralisação na última quinta-feira, voltaram ao trabalho na sexta, e cruzaram os braços novamente anteontem. Os trabalhadores reclamaram de condições precárias de higiene, falta de local para alimentação e água potável. A
Real Artes foi subcontratada pela Construtora Saúvas, que foi a contratada pela Prefeitura de Americana para as obras.
O diretor do sindicato da sub-sede de Americana, Reinaldo Cruz Ferreira, esteve ontem na obra e conversou com os trabalhadores e empresa. Segundo Cruz, foi acordado que todos os trabalhadores receberiam ontem os salários base, mas por enquanto não receberam hora-extra e nem a tarefa, que é o sistema que trabalham. “A Real Artes disse que a Saúvas ficou de depositar R$ 25 mil, que daria para fazer o pagamento do pessoal. Mas, trabalham por tarefa e não daria para pagar tudo hoje (ontem). Receberam o piso base, mas não devem retornar ao trabalho”, disse Ferreira.
Quanto às questões de condições degradantes de trabalho denunciada pelos trabalhadores, Ferreira disse que isso deverá ser solucionado com o Ministério Público do Trabalho da 15ª Região de Campinas, a quem já havia comunicado o fato. Anteontem, o MPT confirmou ter recebido uma denúncia e disse que iria investigar as irregularidades trabalhistas nas duas empreiteiras. Os operários, ao contrário do que disse o sindicato, afirmaram que retornariam hoje ao trabalho.
Fonte: O Liberal